quinta-feira, abril 25, 2013

25/4 - ARTIGOS BEE GEES ONE COVER: EXIJA MÚSICA AO VIVO ! TECNOLOGIA, SIM. ENGANAÇÃO, NÃO. por Mauro Toledo

Desde a nossa fundação, primamos por um trabalho que além das famosas canções, tivessemos em nosso repertório, as mais complexas músicas, e os álbuns mais bem produzidos, executados 100% AO VIVO.

É o caso de "Living Together", Search, find, do álbum "Spirits Having Flow" e outras, que interpretamos desde o inicio.

Por isto, logo de saida, incluimos percussão, com percussionista ao vivo, naipe de metais, com sax, trombone, trumpete...pois é preciso mais músicos para chegarmos ao menos próximo do original. Sempre fomos muito elogiados por este feito, que na minha opinião é o que tem que ser feito.

Não engessar o show ou repetir há anos a mesma receita, primando pelo mais fácil, entregando um show previsível e monótono, como alguns grupos covers que conhecemos. Talvez por serem menos privilegiados de musicalidade e de músicos. Mas a questão é TOCAR AO VIVO, sem confundir o uso da tecnologia com KARAOKÊ E DUBLAGEM, como temos visto em alguns grupos cover.

Temos recebido com tristeza, a manifestação de produtores, empresários e fãs, que estranham, ao comparecer em shows de covers, ver 3 pessoas cantando e ouvir 12 vozes, por exemplo....Ou apenas uma guitarra, soando como 3 ou ainda pior, músicos parados no palco e o som rolando....

É um pouco delicada esta questão ! Somos músicos ! Sabemos que existe tecnologia p/ ser usada p/ aprimorar e agregar valores...Quem não lembra do tombo da Madonna, que mesmo cantando, escorregou e a voz não se alterou em nada? Tudo gravado !

É claro que nem tudo dá p/ interpretar ao pé da letra, uma fez que as canções foram gravadas pelos Bee Gees, em estúdio. Por outro lado, algumas eles fizeram ao vivo, com competência, mesmo tendo alguma coisa gravada no fundo...No caso de um grupo cover, o bonito é vc mostrar que tem afinação, consegue alcançar aquele agudo, o guitarrista solar exatamente como no disco, a bateria exatamente igual... As gravações ficam ótimas, dependendo de como são feitas, mas onde está o mérito nisto ? Quem é que paga para ouvir um CD ? O público, muitas vezes nem percebe e ainda acha legal...

Algumas bandas-show, daquelas de baile, que possuem bailarinos, vários cantores, utilizam este recurso com muita competência. Já vimos várias, que se apresentam após os nossos shows. É fantástico ! Com equilibrio, com bom senso. E não são bandas covers ! O público de banda cover quer ver a coisa acontecer na hora, com pegada e energia !

Bem, de nossa parte, o que podemos fazer, é pedir bom senso aos produrtores, contratantes, clubes, prefeituras, que atentem para este fato. Quando forem contratar um grupo COVER, não se deixem levar por argumentos.

EXIJA UM SHOW AO VIVO. CONTRATE UM GRUPO COVER DE VERDADE. QUEM QUISER CONTRATAR UM LAP TOP, PROCURE A CASAS BAHIA E PARCELE EM 48 VEZES. SE PREFERIR, PROCURE UM KARAOKÊ EM SUA CIDADE.

Nenhum comentário: